quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Campanha de Socrates patrocinada por saco azul da PT

Luís Figo recebeu 750 mil euros em três tranches para participar em pequeno-almoço com Sócrates.

O ex-internacional Luís Figo recebeu 750 mil euros da Portugal Telecom (PT) pouco tempo depois de acertar a sua participação na campanha eleitoral de José Sócrates. O pivô da operação foi o administrador da PT Rui Pedro Soares, que encomendou as minutas do contrato ao seu assessor jurídico, Paulo Penedos. Está tudo nas escutas e no processo da ‘Face Oculta’.
O ex-futebolista esteve num pequeno-almoço no Hotel Altis Belém, a 25 de Setembro, no último dia de campanha, quando foi anunciado como mais um apoio de peso a Sócrates.

A escuta a Paulo Penedos que evidencia o pagamento a Figo está no processo do sucateiro Manuel Godinho. Penedos fala com Marcos Perestrelo, actual secretário de Estado da Defesa, sobre a preparação dos tempos de antena do PS e pergunta-lhe se Luís Figo vai ou não fazer campanha por José Sócrates, e Marcos Perestrelo mostra desconhecimento total do assunto.

Três ou quatro dias depois desta conversa, Rui Pedro Soares, administrador da PT, volta a conversar com Penedos. Pede-lhe que, na qualidade de seu assessor jurídico naquela empresa privada na qual o Estado tem acções que lhe dão especiais poderes, prepare minutas contratuais para pagar ao ex-futebolista. Falam de um total de 750 mil euros.

As autoridades conseguiram depois demonstrar o pagamento. O dinheiro foi pago em três vezes e transferido para a Fundação Luís Figo como contrapartida para a instação da escola de futebol do jogador no Taguspark, controlado pela PT.
Segundo a PJ de Aveiro, que incluiu estas conversas nas certidões sobre conversas de José Sócrates e Armando Vara enviadas para Pinto Monteiro – e entretanto arquivadas –, o PS usou outras empresas para pagar o apoio de figuras públicas. Estão ainda sob suspeita outros pagamentos feitos pela PT a figuras do espectáculo e da televisão que participaram na campanha do PS.

Refira-se que o financiamento partidário e a utilização de dinheiros públicos para esse fim é crime. Mas, mais uma vez, os indícios do mesmo parecem não ter sido suficientes para a abertura de inquéritos autónomos. Esclareça-se ainda que estas certidões, anexas ao ‘Face Oculta’, já não estarão em segredo de justiça, por terem sido consideradas irrelevantes pelo PGR.

UMA EMPRESA DE FUTEBOL VIRTUAL

É no Taguspark que o jogador Luís Figo lança a sua última iniciativa empresarial. Com o patrocínio do MEO (marca do Grupo Portugal Telecom), o ex-futebolista consegue montar a FootballDream Factory, uma empresa de base tecnológica dedicada a dar a conhecer os jovens talentos do futebol, através de vídeos onde os candidatos a futebolistas profissionais mostram os seus méritos.

Com a ajuda de Luiz Felipe Scolari (ex-seleccionador nacional) e José Peseiro (ex-treinador do Sporting), que dão a cara pelo novo projecto, Figo faz a festa de lançamento da sua nova empresa em Julho de 2009 no Taguspark, local onde fica instalada a Dream Factory Network SGPS, uma sociedade gestora de participações sociais criada por Luís Figo em Maio de 2009 para gerir o novo negócio. Também é no Taguspark que fica a sede da Football Dream Factory Lda., outra das empresas criadas por Figo e que tem como sócios, além do futebolista, Jorge Manuel Neves, João Vasco Guerra e o ex-director desportivo do Sporting, Ricardo Sá Pinto.

O novo projecto de Figo é largamente publicitado mas a actividade económica da empresa é praticamente nula até aos dias de hoje. A Football Dream Factory praticamente não tem receitas além do patrocínio do MEO e apenas apresenta despesas.
Além da vertente de revelação de novos talentos, a Football Dream Factory disponibiliza campos de ‘dream football’, apresentado como um novo conceito de 'futebol com um campo de jogo e regras próprias' equivalente ao ténis ou ao squash. De acordo com o site da empresa, o objectivo deste jogo 'é estimular e privilegiar a precisão e o domínio técnico e maximizar a vertente dinâmica do jogo'.
Também a 'escolinha do Figo' é anunciada no ‘site’.

PORMENORES
OUTROS APOIOS

As escutas demonstram que foram acertados outros apoios de figuras públicas. Os pagamentos foram feitos de forma recorrente através de ‘sacos azuis’ de empresas públicas ou de capitais públicos.

ESCUTAS DE SÓCRATES
As escutas ou o resumo das mesmas que envolvem José Sócrates ainda não se encontram no processo de Aveiro. Só agora é que serão enviadas para o TIC daquela cidade pelo procurador-geral da República.

'Ó PUTO, ESTÁ TUDO DECIDIDO LÁ EM CIMA'
Paulo Penedos, assessor jurídico da PT, é escutado em quase 200 conversas na componente de atentado ao Estado de Direito, do processo ‘Face Oculta’. Neste caso, uma parte significativa das escutas mostra o seu desacordo em relação às tentativas de compra da TVI pela PT ou por uma associação sob o seu controlo, o Taguspark. Paulo Penedos chega a conversar com Abílio Martins, director de Comunicação da PT, sobre a possibilidade de Rui Pedro Soares 'andar em roda-livre'. Conta que questionou Fernando Soares Carneiro e que este respondeu 'à campeão', diz Penedos, como se dissesse: 'Ó puto, isto está tudo decidido lá em cima.'

RUI PEDRO INSISTE EM FAZER NEGÓCIO COM PRIVADOS
Rui Pedro Soares não desistiu de fazer o negócio de compra da TVI mesmo depois de a PT ter saído da corrida. Há uma conversa com Paulo Penedos, no dia 26 de Junho, em que o administrador da PT insiste que 'o negócio continua'. Diz que 'Zeinal quer' e que 'Moniz está de acordo'. Paulo Penedos mostra reticências, ao que Rui Pedro questiona: 'E se for com privados?' Paulo Penedos responde que 'com privados não há problema'. A insistência de Rui Pedro Soares deixa o seu assessor jurídico com reservas cada vez maiores às várias formulações do negócio, manifestando-as ao pai, à mulher, ao advogado João Carlos Silva e a outros.

MOURINHO FOI ABORDADO MAS SAIU DO NEGÓCIO

José Mourinho foi um dos nomes abordados por Rui Pedro Soares, na dupla qualidade de administrador da Portugal Telecom e organizador da campanha socialista, para apoiar Sócrates. Nas conversas que envolveram Paulo Penedos e Rui Pedro Soares chegou a ser discutido um cenário de acordo com Mourinho, tendo por objecto um apoio financeiro significativo à Faculdade de Motricidade Humana, onde o técnico do Inter estudou e foi distinguido com um doutoramento ‘honoris causa’. O treinador, com opções habitualmente na área do PSD, não aceitou dar a cara pela campanha, desconhecendo-se os valores que estavam em cima da mesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário